Memória RBPI: Araújo Castro - O continente americano dentro da problemática mundial (1971)

Araújo Castro - O continente americano dentro da problemática mundial (1971)

O diplomata Araújo Castro foi, na segunda metade do século XX, uma das personalidades mais influentes da política externa brasileira. Tinha um pensamento bastante articulado sobre as características do sistema internacional e quais eram os limites e potencialidades da inserção externa brasileira. Publicou diversos artigos, inclusive na prestigiada International Organization. Foi um dos principais executores da Política Externa Independente, terminando sua carreira na Embaixada do Brasil em Washington, na década de 70. O núcleo do seu pensamento está exposto no volume organizado por Rodrigo Amado, editado pela Editora da Universidade de Brasília, em 1982.

O artigo publicado no número 53-54 da RBPI, em 1971, ampara-se na exposição de Araújo Castro no Colégio Interamericano de Defesa, no mesmo ano. É uma análise de conjuntura, destacando-se traços específicos da realidade da Guerra Fria durante o governo Nixon, comparando-os com os do período inicial do conflito. Destaca-se, ainda, a utilização do conceito de “Congelamento do Poder Mundial”. Apesar do título, o autor pouco fala do continente americano, focando sobretudo a Política Internacional em detrimento de uma abordagem regional.

Esta entrada foi postada em 12 Ago 2007 às 17:46 e está categorizada em Brasil, Política Externa. Você pode seguir qualquer resposta para esta entrada pelo canal RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Seja o primeiro a deixar um comentário.

 

Deixe um comentário